A FISSURA

A FISSURA

A palavra fissura significa “abertura”, “fenda”. Fissura labiopalatal é uma alteração que ocorre durante a gestação e o bebê nasce com uma abertura na região do lábio, do palato (céu da boca) ou ambos.

A fissura labial é popularmente conhecida como “lábio leporino”.  É uma abertura no lábio superior, de um ou dos dois lados, que pode acometer a gengiva e chegar até o nariz.

A fissura palatal é popularmente conhecida como “goela de lobo”. É uma abertura no céu da boca, na região central, e pode ser pequena ou abranger toda a extensão desde os dentes até a úvula (campainha). Neste caso, a úvula é dividida em dois.

Existe também a fissura labiopalatal, na qual a abertura ocorre tanto no lábio, quanto no palato, geralmente emendando-se.

Uma outra forma de fissura é a submucosa, na qual o osso do palato está aberto, mas a mucosa (“pele” que reveste a boca) está fechada. Neste caso, o diagnóstico pode demorar mais para ser feito, pois é uma fissura menos visível.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a incidência de fissura labiopalatal no Brasil é de 1 para cada 650 nascimentos.




GALERIA DE FOTOS