A AFIM

A AFIM

A AFIM, Associação de Apoio ao Fissurado Lábio-Palatal de Maringá, iniciou suas atividades em 10/04/87.

Sua formação aconteceu durante o trabalho de descentralização desenvolvido pelo HRAC (Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais), mais conhecido como Centrinho. Fundado em 1967, e situado no município de Bauru (SP), o Centrinho é considerado referência no tratamento das malformações craniofaciais, incluindo as fissuras labiopalatinas.

A AFIM teve início através da união de pais e pacientes fissurados residentes em Maringá e região, com o objetivo inicial de localizar pacientes do Centrinho que, por alguma razão, haviam interrompido o tratamento. Sua função era encaminhar estes pacientes e casos novos para tratamento em Bauru, com ajuda do serviço social.

Progressivamente, a associação ampliou seu trabalho, passando a oferecer os tratamentos complementares às cirurgias, facilitando o acesso dos pacientes da região aos tratamentos mais longos, como odontológico, fonoaudiológico, psicológico, etc.

A AFIM é uma Organização da Sociedade Civil,  sem fins econômicos, com sede própria, que conta com profissionais especializados. Contabiliza hoje cerca de 500 pacientes cadastrados, provenientes de Maringá e 80 municípios da região. Estes pacientes realizam tratamento cirúrgico nos hospitais especializados de referência: Centrinho (acima citado) e CAIF – Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio-Palatal, em Curitiba (PR).

Atualmente, a instituição oferece atendimento clínico ambulatorial nas áreas de serviço social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia,  odontologia (especialidades: ortodontia, bebe clinica, odontopediatria, clinica geral, etc.) e apoio pedagógico.

Nosso objetivo é possibilitar acompanhamento especializado gratuito, para que o tratamento cirúrgico possa ser realizado dentro de sua cronologia e o indivíduo alcance a reabilitação.


MISSÃO

Possibilitar a inclusão social do indivíduo com fissura labiopalatina, por meio da reabilitação. 



VISÃO

Ser um centro de referência na reabilitação do indivíduo com fissura labiopalatina no estado do Paraná.


VALORES

Responsabilidade | Comprometimento | Respeito | Ética | Transparência. 

GALERIA DE FOTOS